Cartão de crédito sem anuidade

78295 20120604

Veja como pesquisar e fazer um cartão de crédito sem anuidade! Conheça suas vantagens, benefícios e também os cuidados ao solicitar um cartão sem anuidade.

A maioria dos cartões de crédito do mercado, hoje em dia, possuem anuidade. Mas, com uma boa busca - usando as ferramentas certas - e, com as informações certas, podemos encontrar diversos cartões de crédito sem anuidade ou com promoções na tarifa.

Através do bankFácil, você pode contratar o cartão pré-pago ContaSuper, sem anuidade e sem sair de casa.

Nesse artigo vamos analisar melhor esses cartões: quais são seus benefícos, quais cuidados devemos tomar ao contrata-los e como solicitar seu cartão de crédito sem anuidade ainda hoje!

  1. Existe cartão de crédito sem anuidade?
  2. Tipos de cartões sem anuidade
  3. Vantagens dos cartões sem anuidade
  4. Problemas dos cartões de crédito sem anuidade
  5. Como escolher um cartão sem anuidade
  6. Requerimentos para fazer um cartão de crédito sem anuidade

1. Existe cartão de crédito sem anuidade?

Sim. Usando o comparador de cartões de crédito do bankFacil podemos encontrar 144 cartões sem anuidade, representando 20% do total de cartões do mercado. Eles estão divididos em cartões de crédito, cartões de débito, cartões de loja e cartões pré-pagos.

O maior número de cartões sem anuidade pode ser observado nas categorias de cartões: nacional, internacional e gold. Ou seja, são produtos voltados para os consumidores da classe B e C - com renda mensal entre R$400 e R$5.000 - que são também os maiores interessados em obter benefícos como pontos, produtos e viagens através do uso do cartão. Descubra seu perfil de cartão através de nosso comparador.

É importante observar que nem todos são gratuítos o tempo todo, 82 desses cartões têm isenção de anuidade apenas no primeiro ano. Nos outros 62 cartões a isenção é permanente, sendo que muitos desses cartões são voltados a clientes especiais (correntistas do banco), aposentados, estudantes ou pensionistas.

2. Tipos de cartões sem anuidade

Pra entender melhor a isenção de anuidade explicaremos cada ocasião em que ela pode acontecer:

Cartões com primeira anuidade gratuíta

Essa é uma das ofertas mais utilizadas pelas operadoras e instituições financeiras que emitem cartões de crédito. Além de ser um atrativo para a contratação, a primeira anuidade gratuíta é também um incentivo ao uso do cartão de crédito. Se você não tinha o costume de utilizar o cartão poderá usa-lo agora para acumular pontos e conseguir descontos em lojas filiadas à operadora, ou loja, do cartão.

Esteja atento às promoções de anuidade, muitas delas são para anuidade zero, outras cobram 50%, ou 25% do valor da anuidade integral. O Itaú é um bom exemplo: em 2012 o banco estava com promoção de 50% de desconto na anuidade de diversos cartões, a promoção terminou no começo de 2013 e a maioria passou a ter anuidade integral.

É obrigação da operadora informar esse tipo de oferta, caso veja um cartão com anuidade zero sem esse tipo de informação não contrate sem saber exatamente o valor da anuidade nos próximos anos.

Cartão com isenção da tarifa de anuidade

São cartões sem anuidade por período integral. Alguns são produtos mais simples: sem programas de recompensa, por exemplo, ou mesmo cartões Private Label (que só podem ser usados na loja que o emitiu).

Ainda assim você poderá encontrar cartões com grandes benefícos, incluindo programas de recompensa para obtenção de pontos e descontos especiais. Veja alguns exemplos:

Esteja atento antes de contratar um cartão com isenção de anuidade (leia abaixo o tópico Problemas dos cartões sem anuidade), observe principalmente as tarifas que esse cartão têm e as taxas de juros. 

Cartão com Taxa de uso

São os cartões que você só paga tarifa quando usa ele. Geralmente são cartões de loja, como por exemplo o cartão Carrefour, e atraem o cliente que quer ter o cartão, mesmo que não vá fazer uso dele constantemente.

A taxa de uso não deixa de ser uma tarifa, e muitas vezes (quando usado por meses seguidos) chega ao valor da anuidade de um cartão de crédito convencional.

Ao fazer um cartão com essa taxa de uso o cliente deve avaliar o custo-benefíco da tarifa cobrada pelo uso. Muitas vezes pode compensar usar seu cartão de banco com programa de recompensas (e acumular pontos) do que pagar mensalmente por um cartão que lhe dará vantagens apenas naquela loja específica.

Cartões adicionais gratuítos

Outro atrativo usado pelas operadoras de cartões, o cartão adicional é um cartão de crédito que esta ligado ao cartão do títular, feito com o nome de outra pessoa. É muito usado em família, por exemplo, o marido têm um cartão títular e faz um cartão adicional para a esposa.

Esse cartão adicional têm as mesmas vantagens do cartão títular, mas geralmente possui uma tarifa de anuidade isenta ou menor que a do títular (na maioria dos cartões o valor da anuidade do adicional é a metade do valor da anuidade do títular).

É uma ótima opção para cartão familiar: além de economizar na anuidade, usando 2 cartões você pode acumular mais pontos no programa de recompensas e ter um melhor controle das despesas familiares.

Cartões pré-pagos

São cartões com um funcionamento diferente do dos cartões de crédito. Você carrega o cartão com determinada quantia e então poderá usar o cartão até gastar todo o saldo dele.

Uma das vantagens dos cartões pré-pagos é que eles não têm anuidade. Geralmente possuem apenas uma tarifa de adesão e, em determinados casos, tarifas para manutenção, ou mesmo para a recarga.

Outra vantagens é que podem ser contratados com facilidade: sem comprovação de renda ou análise de crédito.

Confira os cartões pré-pagos do mercado através do nosso comparador de cartões pré-pagos.

Cartões para aposentados e pensionistas  

Em geral, os cartões de crédito direcionados a este público têm condições especiais, já que a conta está vinculada ao recebimento da aposentadoria ou pensão. Não costumam ter anuidade e o cliente geralmente paga somente uma taxa de emissão do cartão. Os juros no rotativo variam bastante.

Como são cartões voltados a pessoas em condições específicas, geralmente não podem ser solicitados. O cliente receberá a oferta do cartão através da instituição ou banco.

Cartões para estudantes

Além de não possuir anuidade, também têm outras tarifas reduzidas ou isentas. São cartões voltados a universitários que estão iniciando sua vida financeira, ou seja, abrindo a primeira conta no banco, usando pela primeira vez o cartão de crédito, etc.

Buscam fidelizar o novo cliente e trazem descontos e promoções em ingressos para shows, cinema e até desconto na compra de livros para os estudos.

3. Vantagens dos cartões sem anuidade

Comparado com os cartões de crédito com anuidade a grande vantagem dos cartões sem anuidade é a isenção da taxa anual para pelo uso do cartão. Mesmo quando isenta apenas no primeiro ano o uso do cartão é vantajoso tanto para o cliente (vantagens e benefícios), quanto para a instituição (fidelidade o cliente).

As vantagens não ficam apenas na isenção da anuidade, veja outros pontos positivos desses cartões:

Programas de fidelidade dos cartões sem anuidade

Olhando para o nosso comparador de cartões notamos também que 69% desses cartões têm programas de fidelidade e desconto, quando comparado aos cartões com anuidade essa porcentagem é maior nos cartões sem anuidade.

Através dos programas de recompensa você pode concentrar seus gastos nesse cartão sem anuidade e acumular mais pontos, trocando por benefícios como: viagens (desde pacotes turísticos até passagens aéreas avulsas), produtos (eletroméstico, brinquedos, roupas e móveis) e serviços.

Desconto dos cartões sem anuidade

Muitas vezes ligados a lojas os cartões sem anuidade trazem também descontos e ofertas especiais ligados à loja emissora. Essas vantagens vão desde parcelamentos em maior número de vezes sem juros até crediários que facilitam a compra de produtos mais caros como eletrodomésticos, notebooks e smartphones. Um bom exemplo desses cartões são: Cartão PernambucanasCartão Renner e o Cartão C&A.

Outras vantagens estão em descontos em cinemas, parques de diversão, ingressos para shows e partidas de futebol.

Seguros e assistências dos cartões sem anuidade

Além das vantagens em compras o cartão sem anuidade muitas vezes oferece também seguros e assistências para seu carro, sua casa e para viagens.

Esse benefício pode ser um desconto no preço do seguro, ou até mesmo uma cobertura como a Assistência 24 horas, que está ligada aos seguros de carro.

62% dos cartões sem anuidade possuem também seguro de viagem internacional e podem ser usados no exterior, tornando esses cartões excelentes para você que pensa em viajar e concentrar seus gastos nesse meio de pagamento.

4. Problemas dos cartões de crédito sem anuidade

Alguns cuidados devem ser tomados ao fazer um cartão de crédito sem anuidade. O principal deles é estar informado sobre as características de cada cartão. Veja algumas dessas características que devem ser observadas:

  • A anuidade é grátis só no primeiro ano?
  • Existem tarifa de manutenção ou emissão de fatura?
  • O contrato fala sobre a vigência (validade) da anuidade gratuita?
  • Qual a taxa de juros por atraso no pagamento ou parcelamento da fatura?
  • Qual a taxa de conversão dos pontos no programa de recompensas?
  • Ele pode ser usado em outras lojas, ou apenas na loja emissora?

O principal problema relacionado ao cartões sem anuidade são suas tarifas:  o anúnciou ou vendedor diz que o cartão não têm anuidade mas ele possui outras tarifas como a tarifa de manutenção, ou tarifa de emissão de fatura. São tarifas que podem ser cobradas mensalmente, ou conforme o uso do cartão, e funcionam como a anuidade do cartão.

Outro problema são as taxas de juros, principalmente as relacionadas aos cartões de loja sem anuidade. Geralmente são taxas maiores que as dos cartões de crédito dos bancos, ou seja, ao não pagar sua fatura na data, ou entrar no rotativo do cartão, você poderá estar gerando uma dívida cara.

Além disso, antes de contratar, você deve observar o quão útil aquele cartão poderá ser para você. Para isso analise que tipo de programa de recompensa ele oferece e quais são as taxas de conversão de pontos (quantos reais ou dólares, você deve gastar para ganhar um ponto). Isso esta diretamente relacionado a outro problema dos cartões sem anuidade: seus programas de recompensa geralmente têm uma baixa conversão de pontos, ou não oferecem tantas opções para troca desses pontos.

5. Como escolher um cartão sem anuidade

Antes de optar pelo primeiro cartão sem anuidade que encontrar é importante pesquisar e comparar! Vamos observar passo a passo como fazer a melhor escolha:

Comparar os cartões sem anuidade

Use o comparador de cartões do bankFacil para escolher o melhor cartão de crédito sem anuidade para você! Através do comparador você poderá pesquisar um cartão específico e ver todos os detalhes sobre ele:

  • Taxas de juros
  • Tarifas cobradas
  • Programa de recompensas
  • Lojas onde você pode obter descontos
  • Valor dos cartões adicionais
  • Se ele pode ou não ser usado em uma viagem ao exterior
  • Que tipo de seguros estão vinculados ao cartão

Você pode comparar até 3 cartões ao mesmo tempo, observando os detalhes de cada um na mesma tela.

Simular os benefícos dos cartões sem anuidade

Outra ferramenta que disponibilizamos, e que irá ajudar na sua escolha, é o simulador de benefícios do bankFacil. Com o simulador você poderá conferir em detalhes quanto aquele cartão irá lhe trazer em benefícos.

Dividimos os benefícos em:

  • Viagens
  • Produtos
  • Carro/Celular
  • Dinheiro

Quando você faz uma simulação nós calculamos quantos pontos você pode obter - de acordo com seu gasto mensal no cartão de crédito - utilizando o cartão em um ano. Mostramos os valores voltados à categoria de benefício que cada cartão oferece, ou seja, em um cartão que possibilita a troca de pontos por viagens e produtos você obterá um valor médio de quando em R$ poderá ter para trocar naquele programa de recompensas específico.

Após a simulação você poderá ver também outros cartões que oferecem melhores benefícos de acordo com seu gasto mensal, podendo assim analisar produtos que estão voltados especialmente para o seu perfil.

Utilizando essas 2 ferramentas - o comparador e o simulador - você certamente fará a melhor escolha do cartão sem anuidade perfeito para você!

6. Requerimentos para fazer um cartão de crédito sem anuidade

O requisito básico é você ter uma renda mensal comprovada, isso facilitará bastante a contratação do cartão. Em todo caso, existe a opção de tentar fazer o cartão sem comprovação de renda.

Para alguns cartões em específico existe também o requerimento do perfil do cartão. Por exemplo, para fazer um cartão de estudante você deve estar matriculado em uma escola ou faculdade, em um cartão para aposentado é preciso que você comprove que recebe o benefício do governo.

Alguns bancos pedem ainda que você seja correntista, ou tenha pelo menos uma conta poupança no banco. O mesmo para cartões de loja: o cartão Pernambucanas Mastercad, por exemplo, exige que você tenha o cartão da loja (Cartão Pernambucanas, para uso apenas na loja) por pelo menos 6 meses.

Abaixo listamos os documentos que geralmente são solicitados para a contratação do cartão: 

  • CPF
  • RG
  • Comprovante de residência
  • Comprovante de renda

Caso você busque uma alternativa de cartão de crédito sem comprovação de renda, nós podemos ajuda-lo através de um cartão pré-pago. O cartão pré-pago ContaSuper Recarregável, por exemplo, não possui anuidade e possui diversas vantagens como compras em milhares de lojas no Brasil, compras pela internet  e a possibilidade de fazer um controle eficiente dos seus gastos.

Avalie os benefícios e vantagens de cada cartão, use o simulador do bankFacil para ajuda-lo a entender o quanto cada cartão pode ser vantajoso e então faça a melhor escolha para sua vida financeira!

Artigos relacionados

  1. Cartão pré-pago para reduzir risco em assaltos
  2. Sempre Presente: Programa de Pontos do Itaú
  3. Cyber Monday: Saldão pós Black Friday
  4. Boxing Day: Ofertas depois do Natal