Como saber quando os pontos do cartão expiram?

72007 20120514

Fique atento a nossas dicas sobre como aproveitar melhor seu programa de recompensas e não perder nenhum benefício

Ninguém gosta de jogar um prêmio em dinheiro fora. Porém, é isso que muitos brasileiros fazem ao não usar os pontos acumulados no cartão, deixando-os expirar.

Para ter uma ideia, em 2010 mais de 100 bilhões de pontos não foram usados, evitando que muitos brasileiros desfrutassem de um benefício que lhe é concedido.

A melhor forma de evitar que isso aconteça é saber como verificar a quantidade de pontos que você têm, quando os próximos pontos irão expirar e planejar como irá usá-los.

  1. Validade dos pontos
  2. Consultar os pontos
  3. Resgate de pontos

1. Validade dos pontos

O tempo médio de validade dos pontos é de 2 a 3 anos, porém, alguns programas de recompensa já oferecem pontos que não expiram (geralmente mediante algum tipo de critério a ser seguido pelo usuário)

Os pontos não expiram todos de uma vez, eles expiram de acordo com o tempo em que foram ganhos e o prazo de validade. Exemplo: 

  • Você acumula em média 100 pontos por mês
  • Após 2 anos você terá acumulado 2.400 pontos
  • No 25º mês os pontos começarão a expirar
  • Se você tinha 2.400 pontos, no mês 25 você terá 2.300

É importante saber também que existem limitações, não só no período para usar os pontos como também no total de pontos que podem ser acumulados. Por exemplo, os cartões destinados a acumular pontos para serem trocados por carros 0Km - Cartão Fiat Itaucard, Cartão Volkswagen, veja outros - eles possuem um limite máximo de pontos que podem ser acumulados, além de um período de validade dos pontos.

2. Consultar os pontos

A melhor forma de manter o controle sobre os pontos acumulados e sua validade é verificar constantemente seu saldo de pontos.

A consulta pode ser feita das seguintes formas:

  • Através da fatura do cartão
  • Pela internet, no site do seu banco ou da loja
  • Por telefone, o número geralmente está atrás do cartão

A maioria dos extratos de pontos acumulados informa a quantidade de pontos a expirar no próximo mês, isso o ajuda a ter uma ideia de quando é o melhor momento para fazer o resgate dos pontos.

3. Resgatar os pontos

Quanto mais pontos você acumula maiores são os benefícios que podem ser resgatados. Porém, é importante que você faça um calculo de quanto poderá ganhar dentro do tempo de validade dos pontos para poder planejar antes o que deseja obter como recompensa.

O que geralmente acontece é que as pessoas simplesmente esquecem que os pontos existem, só vão lembrar deles quando começam a expirar. Isso é ruim, pois na pressa de não perder pontos ela acaba pegando uma recompensa que pode não ser realmente útil, apenas para não perder os pontos.

A melhor forma de aproveitar seus pontos é planejar como irá gasta-los a longo prazo. Para ter uma ideia de quanto (em dinheiro) seu cartão pode lhe render por ano utilize nosso simulador de benefícios.

Artigos relacionados

  1. Cartão pré-pago para reduzir risco em assaltos
  2. Sempre Presente: Programa de Pontos do Itaú
  3. Cyber Monday: Saldão pós Black Friday
  4. Boxing Day: Ofertas depois do Natal