Empréstimo carro

Photo 65648 20111129

Saiba como funciona o refinanciamento de veículos

O empréstimo com garantia de veículo é uma forma de financiamento bastante utilizada no Brasil. Mais conhecida como refinanciamento de veículo, disponibiliza crédito em troca da garantia de um carro, levando em consideração seu valor de mercado.

Esse tipo de empréstimo costuma atender proprietários de carros quitados, com até cinco anos de utilização e em geral liberar cerca de 70% a 90% do seu valor. Alguns bancos financiam carros com até 10 anos de utilização, mas o valor liberado é menor, cerca de 60%. Outros, porém, podem chegar a liberar 100% do valor do veículo e parcelar as prestações em até 60 meses.

O prazo para o pagamento da dívida também varia, mas costuma seguir o período mais comum para financiamentos oferecidos na compra de veículos em concesionárias, entre 48 e 58 meses.

É possível encontrar instituições que trabalham com refinanciamento de veículos pesados, como caminhões por exemplo. Nesse caso a valor liberado e as condições do veículo podem variar.

O refinanciamento de veículo é mais rápido e menos burocrática que o refinanciamento de imóvel. Os documentos exigidos são mais simples de serem providenciados e não envolvem serviços de cartório, agilizando a aprovação. Ainda assim, a renda do solicitante também é avaliada no intuito de amparar a operação.

Embora envolva certo risco, já que o veículo fica alienado ao banco ou financeira até a quitação da dívida, solicitar o empréstimo com garantia de veículo pode representar uma ótima estratégia para sair do "sufoco financeiro" de forma simples e quase que imediata.

Artigos relacionados

  1. 3 Dicas para vender seu imóvel e fazer um bom negócio
  2. É possível refinanciar imóvel alugado?
  3. Documentos necessários para refinanciar carro
  4. Empréstimo com garantia de imóvel